24 de dezembro de 2010

Surrealismo

O seguinte exercício procura contemplar um dos campos de competência de Conhecimento de Arte do PCN:
“Realizar produções artísticas, individuais e/ou coletivas nas linguagens da arte (música, artes visuais, dança, teatro, artes áudiovisuais) analisando, refletindo e compreendendo os diferentes processos produtivos com seus diferentes instrumentos de ordem material e ideal, como manifestações sócioculturais e históricas.” (p.51)
Habilidades a serem desenvolvidas em Arte:
Reflexão: “O fazer artístico é sempre combinado ao ato de refletir” ( p.50)
Humanização: “O intuito é o de capacitar os estudantes a humanizarem-se como cidadãos inteligentes, sensíveis, estéticos, reflexivos, criativos e responsáveis, no coletivo, por melhores qualidades culturais na vida dos grupos,(...)” (p.50)
Abstração: “ Os estudantes (...) podem aprender a desvelar uma pluralidade de significados, de interferências culturais, econômicas, políticas atuantes nestas manifestações culturais (...) Aos poucos os alunos, através de pesquisa, observações e análises críticas, podem descobrir como vão sendo tecidas e transformadas as histórias.” (p.50)
Material necessário para o exercício em sala:
• DVD player ou DataShow com aproximadamente 5 minutos de filme gravado.
• 10 manchetes jornalísticas recentes – escritas na lousa com a referida fonte e data. (violência, corrupção, banalidades, política, economia e arte)
• Aproximadamente 30 revistas velhas para serem recortadas.
• Tesouras
• Cola
• 5 painéis (de qualquer tamanho e qualidade de papel) para que 5 grupos façam “seu registro” da manchete jornalística que pode ser sorteada para os grupos.
Este exercício é uma proposta de INTRODUÇÃO ao tema do movimento Surrealista através de uma análise semiótica de cenas do filme UM CÃO ANDALUZ, combinada ao fazer artístico “que não se baseie em experimentação livre e desconexa” (p.51) pela pressuposição induzida pelo professor aos alunos (através de um debate, por exemplo) de que há uma categorização na escolha de cada signo que compõe cada imagem.
O professor, antes de iniciar o exercício deve indagar a sala: “Quem acha que arte abstrata, ou surreal, é como propôs o poema de Tristan Tzara*, sobre o dadaísmo = experimentação livre e desconexa ?”
*O tema Dadaísmo deve preceder a este exercício.
Divergências de respostas são esperadas.
O professor deve então iniciar a projeção do filme. Em seguida deve proceder com alguma explicação sobre o mesmo, usar a Wikipedia como fonte pode ser um excelente exemplo de como fazer uma pesquisa útil na internet. Segue texto na íntegra extraído do site Wikipedia, que ficará somente com o professor, para que ele/ela leia e frise alguns pontos na lousa.
“Un chien andalou (Um cão andaluz) é um filme surrealista lançado em 1928 na França e dirigido/escrito por Luis Buñuel e Salvador Dalí. É considerado o maior representante do cinema experimental surrealista, embora exista outros filmes do gênero. Foi realizado em 1928, época ainda do ápice das vanguardas européias, o filme nasceu de uma colaboração de Luis Buñuel com o pintor Salvador Dalí.
Sinopse
O filme não possui uma história na ordem normal dos acontecimentos, e.g. passa de "era uma vez" direto para "oito anos depois". Utiliza a lógica dos sonhos, baseado em conceitos da psicanálise de Freud, como o inconsciente e as fantasias.
O filme representa uma reunião de imagens oníricas, encadeadas no vídeo como se fossem um pesadelo, repleto de cenas metafóricas.
A primeira cena mostra uma mulher que tem seu olho cortado por uma navalha por um homem. O homem com a navalha é interpretado pelo próprio Buñuel. Numa cena seguinte aparecem formigas saindo da mão do ator, uma possível alusão literária à expressão francesa fourmis dans les paumes (formigas nas mãos) que significa "um grande desejo de matar".
Alguns críticos resenham o filme indicando que seu enredo seria uma viagem à mente perturbada de um assassino e as suas confissões traduzidas em imagens, porém, tal interpretação é vaga, pois por se tratar de uma história surrealista, o senso e a ordem natural das coisas são ausentes.
Este filme é tratado como o ícone do cinema do descrito manifesto surrealista de André Breton, pois constitui uma importante tentativa de rompimento com toda a lógica e linearidade narrativa com forte apelo e referência à dimensão onírica. A idéia derivada dos próprios sonhos de Salvador Dali e Buñuel e complementada pela justaposição de imagens apontadas pelos dois, criou um curta cheio de imagens desconexas, e algumas até chocantes, como a do globo ocular sendo seccionado. O efeito causado nos espectadores foi a tentativa de achar uma lógica para imagens, criando uma série de interpretações, todas presas nos valores vigentes. A resposta estava no inconsciente.
Com fotografia em preto-e-branco e mudo, o filme colabora com a estética surrealista proposta pelo cineasta. Outra experiência de Buñuel com o cinema surrealista seria também a sua película posterior, "A Idade do Ouro" (L'Âge d'Or).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Un_chien_andalou
acessado em 18/12/2010 ás 19:29

Após detalhar e refletir o que o site oferece como BASE para reflexão sobre o estilo Surrealista do filme, propor o desafio aos alunos:


EXERCÍCIO:

“Escolha / ou pegue um dos temas jornalísticos aleatoriamente. (As manchetes podem ser escritas em tiras de papel e colocadas em um saco para que os alunos as retirem aleatoriamente)
Com seu grupo, selecione imagens que possam capturar a essência da manchete jornalística escolhida / sorteada, como fizeram Salvador Dali e Luís Buñuel ao compor UM CÃO ANDALUZ.
Disponha-as na cartolina / papel off-set seguindo um rigor (ou lógica) para que cada integrante do grupo possa falar sobre a sequência das imagens escolhidas SEMPRE atrelando à elas o cerne da manchete jornalística tema”.



Fonte Consultada:
Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. pp. 46-51.

Um comentário:

  1. Quanto às formigas e à lâmina no olho... nada como ouvir as palavras do autor...

    Formigas um sonho de Dali.. a lâmina um sonho de Bunuel que partilharam quando eram jovens.

    Ver aqui: http://www.youtube.com/watch?v=qi3d03KaVw8

    ResponderExcluir