14 de dezembro de 2010

COMPETÊNCIA 7 – MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

A relação entre pais e filhos

Refletir sobre a relação entre pais e filhos no modelo de sociedade atual, em que os valores mudam constantemente é uma tarefa árdua, mas que faz-se necessário.
Esta relação está cada vez mais difusa. Em alguns lares ainda é possível encontrar um ambiente familiar baseado no amor e na partilha. No entanto, é comum depararmos com familias destruidas, perdidas ou ainda, influenciadas pelos modelos atuais, pela mídia ou por outros fatores externos.
Primeiramente, vale recordar que o modelo familiar é o mais antigo conhecido pelo homem. Desde os primórdios, o homem aprendeu a conviver em grupos, a compartilhar momentos e emoções e a criar laços afetivos. Podemos confirmar, então, que a família é a base da sociedade.
É muito comum e prazeroso ouvir de avós e bisavós como era a vida familiar a pouco tempo atrás. Geralmente, as familias se reuniam para celebrações diversas, para conversas informais, para viajar, rir e se divertir todos juntos.
Leia atentamente a letra da música O Filho Que Eu Quero Ter de Toquinho

É comum a gente sonhar, eu sei, quando vem o entardecer
Pois eu também dei de sonhar um sonho lindo de morrer
Vejo um berço e nele eu me debruçar com o pranto a me correr
E assim chorando acalentar o filho que eu quero ter
Dorme, meu pequenininho, dorme que a noite já vem
Teu pai está muito sozinho de tanto amor que ele tem

De repente eu vejo se transformar num menino igual à mim
Que vem correndo me beijar quando eu chegar lá de onde eu vim
Um menino sempre a me perguntar um porque que não tem fim
Um filho a quem só queira bem e a quem só diga que sim
Dorme menino levado, dorme que a vida já vem
Teu pai está muito cansado de tanta dor que ele tem

Quando a vida enfim me quiser levar pelo tanto que me deu
Sentir-lhe a barba me roçar no derradeiro beijo seu
E ao sentir também sua mão vedar meu olhar dos olhos seus
Ouvir-lhe a voz a me embalar num acalanto de adeus
Dorme meu pai sem cuidado, dorme que ao entardecer
Teu filho sonha acordado, com o filho que ele quer Ter.

A letra traz a voz de um pai ansioso pela chegada do filho, a quem vai amar, abraçar, beijar e cuidar, um filho sonhado, desejado e que quando crescer, desejará também um filho assim como o seu próprio pai desejou e o amará tanto como seu pai o amou.
Atualmente, porém, as familias estão cada vez mais distantes por diversos motivos: pais e mães trabalham fora e integralmente para proporcionar, na maioria dos casos, um vida melhor e mais confortável para seus filhos. Há também aqueles que trabalham e se esforçam honradamente para sobreviver e há, ainda, pais que se vêm diante de realidades distintas e que trocam seus papéis como provedores e educadores.
Observe a imagem abaixo:

A imagem mostra uma familia na qual a mãe está pronta para trabalhar, com uma xícara de café na mão direita e um jornal na mão esquerda enquando o pai é quem cuida e provavelmente apronta os filhos para ir a escola. As diferentes realidades familiares fazem com que essa cena se torne cada vez mais frequente. Já é possível encontrar mães que trabalham fora e recebem financeiramente inclusive mais que o próprio marido. Porém, o que chama a atenção na imagem é o descaso que a mãe demonstra diante dessa situação.

O professor Içami Itiba, em seu artigo “Desenhando a Família” comenta o assunto:
“Hoje em dia, pai e mãe trabalham fora e filhos vão para as escolas com dois anos de idade. Babás e parentes, principalmente avós, ajudam na criação das crianças. Muitos desses pais estão separados e recasados e alguns avós também. O convívio familiar fica muito curto, o que torna mais difícil passar valores familiares aos filhos. Os pequeninos já nascem no mundo digital (apressados, querendo todo tipo de presente), imediatistas e pulam do presente 1 para o presente 3 sem passar pelo 2 - diferentemente dos avós analógicos, cujos ponteiros passam por todos os números. Os pais vivem a transição entre digitais e analógicos. Os filhos só querem o que vêem pela frente, não se incomodando com o que deixaram para trás.
Pouco convívio com os pais, associado ao consumo incentivado pelos avanços tecnológicos, faz dos filhos pessoas sem história familiar, sem afetos ou tradição, pois vivem o presente e querem o futuro, mas esquecem do passado”. (http://www.tiba.com.br/artigos/?n=015)
Assim, é possível encontrar familias unidas, cujos pais se preocupam com o crescimento e desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional do filho bem como aquelas que estão desestruturadas e não sabem como agir diante do mundo que se lhes apresenta.

Influências externas

Os valores humanos devem ser transmitidos aos filhos desde pequenos, valores estes que contribuirão para a formação do caráter do indivíduo.

No entanto, há influências externas que podem prejudicar a relação existente entre pais e filhos e que podem induzí-los a agir de maneira não desejada. Um grande vilão, por exemplo, pode ser a mídia. Os pais passam muito tempo fora de casa e os filhos tem acesso facilitado a computador, internet e televisão. A mídia tem o poder de seduzir, de ditar comportamentos, de convencer.

Observe a tirinha da Mafalda:

Figura 1 – Mafalda... Fonte: http://www.mafalda.net/

A tirinha deixa claro o poder de convencimento da mídia. O consumismo se apresenta como a única forma de obter a felicidade e isto é apresentado as crianças logo cedo.

No artigo “Pais ocupados, filhos distantes”, o professor Içami Tiba acrescenta:
“Os avanços tecnológicos trouxeram também o consumismo, o estresse, a falta de tempo... Falta de tempo? Acredito que nem tanto. Vivemos é em um mundo diferente. Temos tudo para poupar tempo. Revivemos amizades a um simples toque de teclado adentrando no mundo virtual. Encontramos tantos amigos num dia só que no passado levaríamos “séculos” para encontrá-los pessoalmente”.

Além disso, as crianças e jovens são dominados pela moda, pelo modelo de artistas ou cantores famosos, ou ainda, querem contrariar, rebelar-se diante dos padrões preestabelecidos e tidos como normais e válidos, apenas para chamar a atenção. Muitos se valem da chantagem para conseguir o que querem.

Aprendizagem mútua


Os pais são os responsáveis pela partilha do conhecimento com seus filhos. É uma verdade universal quando se afirma que os filhos são o reflexo dos pais. Porém, os pais não são mais os detentores da verdade. Embora se responsabilizem pela educação dos filhos, não devem impor suas verdades. A aprendizagem deve ser mútua.

Roberto Shinyashiki em seu artigo “Pais também aprendem com os filhos” esclarece:
“Os filhos são mestres que a Existência nos envia para que tenhamos novas oportunidades de aprendizado e renovação. O verdadeiro crescimento se dá quando pais e filhos estão abertos para o aprendizado, quando quem ensina sabe que, em sua tarefa, existe sempre a grande oportunidade da descoberta”.

Observe o trecho de uma música do rapper Marcelo D2 que ele canta juntamente com seu filho:

Eu e Meu Filho

Stephan: Você é o reflexo do espelho do seu pai. Eu também. Uma coisa eu aprendi, planto amor pra colher o bem.
Marcelo: Ah moleque! Assim que é meu filho, assim você me deixa orgulhoso. Uma coisa que a gente tem que ter muito no coração é amor. E é por essas e outras...
Marcelo: Que Eu me desenvolvo e evoluo com meu filho.
Stephan: Eu me desenvolvo e evoluo com meu pai.

Este trecho evidencia que os filhos podem aprender com os pais e os pais também podem aprender com os filhos.

Para saber mais:

1) O senhor Içami Tiba é psiquiatra e educador. Escreveu “Família de alta performance, Quem ama, educa!” e mais 26 livros. É colunista do site Uol Educação (http://educacao.uol.com.br/). Seu site oficial é http://www.tiba.com.br/.
Sobre o assunto, o professor faz algumas considerações importantes sobre a educação, pais e filhos. Leia em http://blogs.abril.com.br/divadomasini/2009/05/consideracoes-mestre-icami-tiba-sobre-educacao-pais-filhos.html

2) Roberto Shinyashiki é médico psiquiatra, pos-graduado em gestão de Negócios (MBA-USP) e doutor em Administração de Empresas (USP) profundo conhecedor da alma humano. Visite seu blog: http://shinyashiki.uol.com.br/blog/

Atividades propostas

A seguir são apresentados textos variados que englobam o tema apresentado: a relação entre pais e filhos. Com base no texto A relação entre pais e filhos reflita as seguintes questões:

Habilidade 21: Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.

Os textos verbais e não verbais estão juntos formando uma poderosa arma de sedução, por isso ficamos tão vulneráveis a ela. Através de imagens e palavras, existem informações que só é possível com a experiência da leitura e os conhecimentos adquiridos.

A imagem a seguir se trata de um texto não verbal que tem a finalidade de criticar um comportamento.


1. Na imagem o filho está posicionado como peça central na relação familiar. Além disso, podemos perceber que sua figura é representada por um controle remoto enquanto, que seus pais são representados por uma televisão. Podemos deduzir que os pais estão realmente preocupados com aquilo que os filhos vêm na televisão e como isto pode influenciar nas suas tomadas de atitude? Ou a imagem chama a atenção para o poder que os meios de comunicação têm em influenciar e ditar comportamentos? Por fim, que papel desempenha o filho como peça central nessa relação?

Habilidade 22: Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos lingüísticos.

A música é um gênero textual universal e que atrai a todo tipo de público. Muitas trazem em suas letras críticas sociais ou políticas, ideologias e há autores preocupados em não apenas divertir, mas fazer com que o leitor reflita no que está cantando e tome uma atitude.

Leia o trecho da música Pais e filhos. O cantor Renato Russo pertenceu a uma geração que contestava os modelos sociais impostos e muitas de suas canções refletem esse pensamento questionável e crítico:

Você me diz que seus pais
Não entendem
Mas você não entende seus pais...
Você culpa seus pais por tudo
Isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer?

O cantor chama a atenção para a atitude dos filhos que culpam os pais pelos seus fracassos e por sentirem-se incompreendidos.

2. Baseando-se neste pensamento, leia a letra de outra música, desta vez do cantor Sérgio Reis e analise as seguintes questões:

Couro de Boi

Conheço um velho ditado, que é do tempo dos agáis.
Diz que um pai trata dez filhos, dez filhos não trata um pai.
Sentindo o peso dos anos sem poder mais trabalhar,
o velho, peão estradeiro, com seu filho foi morar.
O rapaz era casado e a mulher deu de implicar.
"Você manda o velho embora, se não quiser que eu vá".
E o rapaz, de coração duro, com o velhinho foi falar:
Para o senhor se mudar, meu pai eu vim lhe pedir
Hoje aqui da minha casa o senhor tem que sair
Leve este couro de boi que eu acabei de curtir
Pra lhe servir de coberta aonde o senhor dormir
O pobre velho, calado, pegou o couro e saiu
Seu neto de oito anos que aquela cena assistiu
Correu atrás do avô, seu paletó sacudiu
Metade daquele couro, chorando ele pediu
O velhinho, comovido, pra não ver o neto chorando
Partiu o couro no meio e pro netinho foi dando
O menino chegou em casa, seu pai foi lhe perguntando.
Pra quê você quer este couro que seu avô ia levando
Disse o menino ao pai: um dia vou me casar
O senhor vai ficar velho e comigo vem morar
Pode ser que aconteça de nós não se combinar
Essa metade do couro vou dar pro senhor levar


• O tema tratado em ambas músicas é a relação entre pais e filhos. De que forma, os autores abordam essa mesma temática em cada canção?
• As músicas apresentadas pertencem a gêneros distintos. A primeira pertence ao gênero denominado MPB – Música Popular Brasileira, já a segunda pertence a um gênero regional denominado Moda de Viola – Sertaneja. Você conhece outra música que trate do mesmo tema com um gênero musical diferente?

Habilidade 23: Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público-alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.

É evidente que os jovens são o alvo preferido da mídia. Por um lado, eles têm o poder de convencer os pais a comprar algo que lhe seja conveniente e por outro, também influenciam os irmãos mais novos, que os vêm como exemplos em quem se espelhar.

A linguagem publicitária mantém constante diálogo com seu interlocutor e consumidor. O objetivo das imagens publicitárias é vender um produto e para isso, são usados os mais variados recursos, dos mais simples aos mais sofisticados, sempre em função do público-alvo. As imagens utilizadas são claras, simples e a linguagem é direta e objetiva.

Observe a seguinte imagem publicitária:


3. A imagem apresenta elementos representativos de um determinado público: bens de consumo. Podemos observar celular, relógio, cigarros, CDs, roupas, computadores, alimentos, logomarca de determinado produto, etc. A partir desses elementos responda: Qual é o público alvo a ser atingido? E qual é o poder que a imagem exerce sobre esse público?

Habilidade 24: Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.

As Histórias em Quadrinhos constituem hoje uma expressão de arte, de comunicação e de transmissão de cultura. Dois elementos básicos da comunicação caracterizam este gênero textual: o desenho e o texto em linguagem direta, que apresentam recursos lingüísticos e visuais.

Os desenhos ou imagens são responsáveis pela descrição de cenários, situações, personagens e suas características e até mesmo emoções e sentimentos, sentimentos estes que podem comover, convencer, seduzir, intimidar, entre outros.

Leia e analise a tirinha:

Figura 5: Calvin – http://www.gocomics.com/espanol/calvinandhobbesespanol /
Obs.: A história foi traduzida por nós.

O discurso de Calvin foi persuasivo, ou seja, ele convenceu o pai a fazer o que ele queria. Para isso, usou estratégias argumentativas.

As estratégias argumentativas são mecanismos utilizados para seduzir ou convencer alguém de algo. Pode ser utilizada a linguagem gestual para transmitir emoções e intenções ou mesmo a verbal através da fala.

Na tirinha, Calvin tem um objetivo: andar de cavalinho, isto é, ser carregado pelo pai. Que estratégias argumentativas ele utilizou para convencer seu pai? E de que forma você pode perceber isto através da linguagem gestual?


Reflexão sobre as atividades propostas:

Segundo os PCNs na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:
“A linguagem é considerada aqui como capacidade humana de articular significados coletivos em sistemas arbitrários de representação, que são compartilhados e que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade. A principal razão de qualquer ato de linguagem é a produção de sentido. Podemos, assim, falar em linguagens que se inter-relacionam nas práticas sociais e na história, fazendo com que a circulação de sentidos produza formas sensoriais e cognitivas diferenciadas. Isso envolve a apropriação demonstrada pelo uso e pela compreensão de sistemas simbólicos sustentados sobre diferentes suportes e de seus instrumentos como instrumentos de organização cognitiva da realidade e de sua comunicação. Envolve ainda o reconhecimento de que as linguagens verbais, icônicas, corporais, sonoras e formais, dentre outras, se estruturam de forma semelhante sobre um conjunto de elementos (léxico) e de relações (regras) que são significativas...”. (PCN-EM 2000, página 19)

As atividades propostas por nós desenvolvidas visam desenvolver a Competência 7: Confrontar opiniões e pontos de vistas sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas. As atividades propõem ao aluno reconhecer diferentes gêneros textuais, recursos lingüísticos, verbais e não verbais, refletir sobre o texto e seu contexto, deduzir objetivos e intenções e por último, reconhecer estratégias argumentativas empregadas a fim de alcançar uma postura reflexiva e crítica diante do mundo que o cerca.

Cleusa M. M. Silva

Eridan B. B. de Queiróz

Soraia G. Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário