5 de dezembro de 2009

virginia woolf


VIRGINIA WOOLF

Comumente nos perguntamos por que ler os clássicos antigos se contamos com algumas produções literárias atuais recordes de vendas e, em um segundo momento, transpostas para a mídia cinematográfica alcançando altos índices de bilheteria. Apesar de constatarmos este fato, é importante sabermos quais escritores marcaram época mediante a criação de um nosso estilo composicional marcante ou porque abordaram temas com tal profundidade que ainda são lidos e questionados. Ou seja, desta ou daquela maneira, transpuseram o tempo.
Assim foi Virginia Woolf, uma das mais importantes escritoras britânicas (25/01/1882 – 28/03/1941) que publica seu primeiro romance The Voyage Out em 1915 e posteriormente realiza uma série de obras notáveis, as quais lhe valeriam o título de “ a Proust Inglesa”.

Valentin-Louis-Georges-Eugène-Marcel Proust (10 de Julho de 1871 - 18 de Novembro de 1922) foi um intelectual francês, um escritor de romances e ensaios e crítico literário, conhecido sobretudo pela sua obra "Em busca do tempo perdido.

Além disto, Woolf foi integrante do Grupo de Bloomsbury



O grupo de Bloomsbury, Círculo de Bloomsbury ou apenas Bloomsbury como seus participantes geralmente se referiam a ele, foi um grupo de artistas e acadêmicos ingleses associados ao movimento francês do boêmios que existiu entre 1905 e o fim da II Guerra Mundial.
Além disto, Woolf foi integrante do Grupo de Bloomsbury.



Dentro do seu estilo literário Woolf desenvolve suas tramas com a presença marcante do Fluxo de consciência, ou seja, uma técnica literária introduzida por James Joyce em que o monólogo interior de um ou mais personagens é transcrito. Nesta técnica, a narrativa apresenta-se como um fluxo de consciência que intercepta presente e passado, quebrando os limites espaço-temporais. No fluxo de consciência há uma quebra da narrativa linear, onde já não é tão claro distinguir entre as lembranças da personagem e a situação presentemente narrada.
A indústria cinematográfica imortalizou esta escritora ao produzir em 1966 o filme Quem tem medo de Virgina Woolf (Who´s afraid of Virginia Woolf?) baseado em peça teatral de Edward Albee que pode ter uma de suas passagens assistidas pelo endereço http://www.youtube.com/watch?v=nInE5TITzE8&feature=PlayList&p=CFF0E69159CD5D58&index=2&playnext=3&playnext_from=PL

Atividade:
- A leitura do conto “Um diálogo no Monte Pentélico” para, em uma roda de conversa, observarmos como esta escritora constroi a sua narrativa, como os personagens se imbricam e a presença do fluxo de consciência na narrativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário